Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano)

O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

A metodologia consiste em instigar nos alunos a curiosidade e o prazer pelas descobertas, além de promover a aprendizagem das diferentes formas de sistematização das informações e dos temas trabalhados. Os conteúdos sistematizados estão relacionados às seguintes áreas de conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas.

Carga Horária Semanal

6º e 7º Ano
Língua Portuguesa (6 tempos)
Língua Inglesa (1 tempos)
Ciências (3 tempos)
História (3 tempos)
Geografia (3 tempos)
Artes (1 tempo)
Educação Física (1 tempo)
8º Ano
Língua Portuguesa (6 tempos)
Redação (1 tempo)
Língua Inglesa (2 tempos)
Ciências (3 tempos)
História (4 tempos)
Geografia (4 tempos)
Artes (1 tempo)
Educação Física (2 tempos)
9º Ano
Língua Portuguesa (5 tempos)
Redação (1 tempo)
Língua Inglesa (2 tempos)
Física (2 tempos)
Química (2 tempos)
Biologia (2 tempos)
História (3 tempos)
Geografia (3 tempos)
Artes (1 tempo)
Educação Física (2 tempos)

Unidade Alcântara - 2ª a 6ª feira - 6º e 7º Ano (13h20 às 17h50) / 8º e 9º Ano (7h às 12h40).
Unidade Niterói - 2ª a 6ª feira - 6º e 7º Ano (7h às 11h50) / 8º e 9º Ano (7h às 12h30).
Unidade São Gonçalo - 2ª a 6ª feira - 6º Ano (13h20 às 17h50) / 7º Ano (7h às 11h50) / 8º e 9º Ano (7h às 12h40).

O material impresso de cada ano está organizado em quatro volumes. O aluno recebe por bimestre um livro, contendo todas as disciplinas. As disciplinas são organizadas em unidades, e estas, em capítulos.

As aberturas de capítulos, os conteúdos e as atividades apresentadas estão inseridos em um projeto gráfico e pedagógico com identidade definida, respeitando as necessidades de cada ano escolar. Em razão disso, para cada ano o material impresso tem especificidades, como tamanho de letra diferenciado, espaço adequado por faixa etária (para o aluno registrar sua produção), desafios cognitivos que se intensificam ano a ano, entre outros.

Seções, boxes e ícones do material impresso

Agenda Escolar

Os alunos recebem uma agenda escolar anual no início do ano letivo cujo objetivo é:
— ser um veículo de comunicação entre família e escola;
— ser o local de anotações diárias, por parte dos alunos, de trabalhos, tarefas e acordos feitos em sala de aula.

Tecnologia Educacional

Livros Digitais e Objetos de Aprendizagem Digital

Os alunos e responsáveis contam com uma versão digital dos livros, disponível para computadores, tablets e smartphones, na qual estão inseridos os objetos digitais. Esta versão digital permite visualizar animações, ampliar imagens, acompanhar slides e fixar o conteúdo por meio de diversos exercícios, tornando o aprendizado mais dinâmico.

Depois de baixados, os recursos podem ser utilizados off-line, não sendo necessária conexão à internet.

Na versão impressa, um ícone com o código RA (Realidade Aumentada) permite a visualização dos objetos digitais.

Esta ferramenta oferece um roteiro de questões e uma videoaula para cada capítulo do livro didático.

São em média 150 videoaulas inseridas por bimestre, divididas entre todas as disciplinas, na plataforma digital, totalizando 600 por ano. Por bimestre, são cerca de 5 mil questões, também divididas entre as disciplinas.

Vídeos Didáticos

Os vídeos didáticos abordam os conteúdos dos livros didáticos e utilizam recursos audiovisuais como animações, gráficos, ilustrações e imagens.

Projetos Extraclasse

O projeto tem como objetivo estimular nos alunos a prática da leitura e aproximá-los das obras literárias. Para isso, propõe a leitura de um livro impresso e, paralelamente, atividades interativas na Plataforma Digital Literária, onde os alunos do ensino Fundamental acessam vídeos que instigam a leitura, participam de Quiz e fazem questões digitais elaboradas sobre o contexto literário da obra.