Instrumentos de Avaliação

A verificação do Rendimento Escolar dos alunos é feita pelos Professores da turma, utilizando as estratégias e critérios recomendados pelo Colégio M3.

A avaliação do aproveitamento escolar é bimestral, devendo ter no mínimo 2 (duas) verificações por bimestre em cada disciplina:

A promoção do aluno compreende a avaliação do aproveitamento escolar e a apuração da frequência, que é registrada no sistema de controle de acesso.

Tem-se como aprovado o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e média anual final mínima 6,0 (seis), em cada disciplina.

Nas turmas de 9º Ano Colégio Naval e EPCAr, 1ª Série Colégio Naval e EPCAr, e 3ª Série Vestibular, os simulados compõem as médias bimestrais, devendo ter no mínimo 2 (duas) verificações por bimestre em cada disciplina. O resultado da avaliação é expresso em graus na escala de zero a dez, admitidas frações de nota, com uma casa decimal.

2ª Chamada de Avaliações

Não é facultada ao aluno uma 2ª chamada, exceto aquele que faltar e apresentar uma justificativa que seja aceita pela Direção Pedagógica.

A 2ª chamada deve ser requerida pelo Responsável Pedagógico ou pelo aluno, na Coordenação, dentro de dois dias úteis, a contar da data em que a atividade tenha sido realizada em primeira chamada.

Pode ser atribuído o grau zero ao aluno que, sem justificativa aceita pela Direção Pedagógica, faltar à primeira chamada de uma avaliação ou que não se apresentar para a 2ª chamada, quando deferida a solicitação feita.

Não há 2ª chamada de provas de recuperação.

Recuperações

O Colégio M3 propõe-se oferecer a seus alunos a oportunidade de recuperação, com o objetivo de reforçar-lhes a aprendizagem dos conteúdos não assimilados. O Colégio M3 oferece avaliação de recuperação:

Da recuperação semestral:

Da recuperação final:

Conselho de Promoção

O Conselho de Promoção situa-se no contexto do processo ensino-aprendizagem como fator integrador da ação pedagógica e da avaliação, constituindo instrumento de mudanças desejadas no processo educacional. Para cada aluno avaliado pelo Conselho de Promoção, a decisão de aprovar, aprovar com progressão parcial ou reprovar, deriva de uma avaliação do rendimento e desempenho anual do aluno.

Progressão Parcial

A progressão parcial visa oferecer nova oportunidade ao aluno de adquirir conceitos que, por motivos diversos, não foram assimilados anteriormente. A progressão parcial em cada disciplina é constituída de trabalhos, provas e PROFESSORES ORIENTADORES que auxiliam os alunos em suas dificuldades NOS HORÁRIOS DISPONÍVEIS de cada professor. No início do ano letivo, os alunos recebem o Informativo Geral de Progressão Parcial com os temas dos trabalhos, orientações para a realização dos mesmos, datas de entrega e datas de realização das provas. Vale ressaltar que a Progressão Parcial não possui 2ª chamada de avaliações e recuperação.