Nossa História

Em dezembro de 2000, os professores Aristides Mulim, Alessandro Mulim e Wild Mulim foram convidados para implantar uma turma preparatória para os vestibulares militares em Alcântara, no município de São Gonçalo. Após diversas reuniões e visitas ao Colégio, assumiram a responsabilidade de tornar realidade o projeto sugerido.

Já no inicio do ano letivo de 2001, iniciou-se a concretização do grande sonho dos professores: fundar um grupo educacional comprometido com um ensino de excelência e com a formação humana dos educandos.

Naquele ano de 2001, com apenas 20 alunos e com a incansável rotina de aulas de segunda a sábado e simulados aos domingos, surgiram os primeiros resultados do belo esforço em equipe: 8 aprovações distribuídas pela UFF, UERJ, CEFET (ensino superior), EFOMM e EEAr.

Devido ao sucesso do trabalho realizado na primeira turma do Colégio M3, o projeto foi transferido, no início de 2002, para o centro de Niterói. A atuação do grupo foi ampliada com o surgimento de turmas de Pré-Vestibular e Ensino Médio. Neste segundo ano de funcionamento, foram alcançadas aprovações na UFRJ, UERJ, UFF, CEFET, EEAR, AFA, Escola Naval e no IME, sendo, naquele ano, a maior aprovação de uma escola de Niterói no vestibular mais difícil do Brasil (IME).

Ano após ano, os professores trabalharam constantemente para aprimorar a prestação dos serviços educacionais oferecidos a fim de tornar o Colégio M3 uma instituição de ensino de referência em qualidade. À medida que o trabalho se consolidava, um novo sonho foi alimentado: a abertura de novas unidades através de um crescimento consistente.

Hoje, o Colégio M3 possui três unidades escolares (Alcântara, Niterói e São Gonçalo) e milhares de aprovações nos vestibulares para as principais Universidades, Escolas Militares e Escolas Técnicas. Confira a lista nominal completa na aba aprovações.

Missão

A missão explicita o que uma organização se propõe a fazer, e para quem. A missão do Colégio M3 é “Oferecer serviços educacionais à criança e ao adolescente, de modo que proporcione o acumulo de conhecimentos e as competências necessárias para satisfazer as exigências sociais, políticas e econômicas da idade adulta”.

Visão

A visão é a descrição do futuro desejado para a organização. A visão do Colégio M3 é ser uma organização:

• referência em serviços educacionais;
• na qual os melhores talentos querem trabalhar;
• centrada no corpo discente;
• de credibilidade, fazendo o que divulga, reportando resultados e atingindo expectativas com exatidão e objetividade;
• com elevados níveis de conduta ética e moral.

Princípios Educacionais

Princípios são crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. O Colégio M3 possui os seguintes princípios educacionais:

• igualdade de condições para a permanência na escola;
• liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
• pluralismo de ideias;
• respeito à liberdade;
• apreço à tolerância;
• valorização da experiência extraescolar;
• vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.