INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

A verificação do Rendimento Escolar dos alunos é feita pelos Professores da turma, utilizando as estratégias e critérios recomendados pelo Colégio M3.

A avaliação do aproveitamento escolar é bimestral, devendo ter no mínimo 2 (duas) verificações por bimestre em cada disciplina:

• A média bimestral é a média ponderada das verificações dadas no bimestre correspondente;
  • A média semestral é a média aritmética das médias bimestrais correspondentes. Esta, quando igual ou superior a 6,0 (seis) torna-se a média final semestral;
  • A média anual é a média aritmética das médias dos dois semestres. Esta, quando igual ou superior a 6,0 (seis) torna-se a média anual final.

A promoção do aluno compreende a avaliação do aproveitamento escolar e a apuração da frequência, que é registrada no sistema de controle de acesso.

Tem-se como aprovado o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e média anual final mínima 6,0 (seis), em cada disciplina.

Nas turmas de 9º Ano Colégio Naval e EPCAr1ª Série Colégio Naval e EPCAr, e 3ª Série Vestibular, os simulados compõem as médias bimestrais, devendo ter no mínimo 2 (duas) verificações por bimestre em cada disciplina. O resultado da avaliação é expresso em graus na escala de zero a dez, admitidas frações de nota, com uma casa decimal.

2ª CHAMADA DE AVALIAÇÕES

Não é facultada ao aluno uma 2ª chamada, exceto aquele que faltar e apresentar uma justificativa que seja aceita pela Direção Pedagógica.

A 2ª chamada deve ser requerida pelo Responsável Pedagógico ou pelo aluno, na Coordenação, dentro de dois dias úteis, a contar da data em que a atividade tenha sido realizada em primeira chamada.

Pode ser atribuído o grau zero ao aluno que, sem justificativa aceita pela Direção Pedagógica, faltar à primeira chamada de uma avaliação ou que não se apresentar para a 2ª chamada, quando deferida a solicitação feita.

Não há 2ª chamada de provas de recuperação.

AVALIAÇÕES SEMESTRAIS

O Colégio M3 propõe-se oferecer a seus alunos a oportunidade de recuperação, com o objetivo de reforçar-lhes a aprendizagem dos conteúdos não assimilados. O Colégio M3 oferece avaliação de recuperação:

• Semestral – ao final do 1º semestre;
  • Final – ao término do ano letivo.

Da recuperação semestral:

• São encaminhados à avaliação de recuperação semestral os alunos que obtiveram média semestral inferior a 6,0 (seis).
  • A nota de recuperação semestral torna-se a média final semestral, prevalecendo-se sempre a maior nota, entre a média semestral e a recuperação semestral, porém nunca ultrapassando a nota 6,0 (seis).

Da recuperação final:

• São encaminhados à avaliação de recuperação final os alunos que obtiveram média anual inferior a 6,0 (seis) com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em todas as disciplinas.
  • A nota de recuperação final torna-se a média anual final, prevalecendo-se sempre a maior nota, entre a média anual e a recuperação final, porém nunca ultrapassando a nota 6,0 (seis).
  • O aluno é aprovado na recuperação final se obtiver nota mínima 6,0 (seis) em cada disciplina e/ou subdisciplina.
  • O aluno, após a avaliação de recuperação final, não alcançando nota 6,0 (seis) é submetido à avaliação do Conselho de Promoção.

CONSELHO DE PROMOÇÃO

O Conselho de Promoção situa-se no contexto do processo ensino-aprendizagem como fator integrador da ação pedagógica e da avaliação, constituindo instrumento de mudanças desejadas no processo educacional. Para cada aluno avaliado pelo Conselho de Promoção, a decisão de aprovar, aprovar com progressão parcial ou reprovar, deriva de uma avaliação do rendimento e desempenho anual do aluno.

PROGRESSÃO PARCIAL

A progressão parcial visa oferecer nova oportunidade ao aluno de adquirir conceitos que, por motivos diversos, não foram assimilados anteriormente. A progressão parcial em cada disciplina é constituída de trabalhos, provas e PROFESSORES ORIENTADORES que auxiliam os alunos em suas dificuldades NOS HORÁRIOS DISPONÍVEIS de cada professor. No início do ano letivo, os alunos recebem o Informativo Geral de Progressão Parcial com os temas dos trabalhos, orientações para a realização dos mesmos, datas de entrega e datas de realização das provas. Vale ressaltar que a Progressão Parcial não possui 2ª chamada de avaliações e recuperação.