Ensino Médio (1ª/2ª Séries)

OBJETIVO

De acordo com a proposta do Novo Ensino Médio, o M3 trabalha prevendo a aprendizagem voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades que oportunizem aos alunos mais do que a apreensão e compreensão de conceitos, mas também a capacidade de aplicá-los à resolução de situações ou problemas reais. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de competências e habilidades prescinde de um trabalho que, de fato, estimule os alunos a serem protagonistas do processo de construção do conhecimento, atribuindo significado aos conteúdos teóricos.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Para ampliar o conhecimento em algumas áreas e dar oportunidade de conhecer outras, algumas disciplinas são oferecidas, tais como: Educação Financeira, Estudos de Economia e Política, Aprofundamento em Biomédicas.

PROJETO DE VIDA

Acrescentando a este trabalho temos o Projeto de Vida com os seguintes objetivos:
• Estimular o aluno a fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
• Possibilitar, por meio de reflexões e práticas, que o jovem se projete no futuro a partir dos seus propósitos e anseios, para que seja capaz de transformar a si mesmo, a realidade e o mundo.

HORÁRIO DAS AULAS

2ª a 6ª feira das 7h às 12h40min.

SALA DE DÚVIDAS PRESENCIAL

Durante a semana os alunos dispõem de monitores nas principais disciplinas para esclarecer dúvidas sobre exercícios.

MATERIAL DIDÁTICO SISTEMATIZADO (NÃO INCLUÍDO NA ANUIDADE ESCOLAR)

O material impresso de cada série está organizado em quatro volumes. O aluno recebe por bimestre um livro contendo as disciplinas da Formação Geral Básica (FGB) e livros bimestrais ou anuais contendo as disciplinas dos Itinerários Formativos (IF).

As aberturas de capítulos, os conteúdos e as atividades apresentadas estão inseridos em um projeto gráfico e pedagógico com identidade definida, respeitando as necessidades de cada ano escolar.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Questões do ENEM nos livros do aluno com QR Code

No material didático impresso, todas as questões do ENEM possuem um QR Code. Por meio de um aplicativo de leitura de QR Code instalado no aparelho celular, o aluno acessa uma videoaula com a resolução da questão.

Roteiro de Estudos Digital

Esta ferramenta oferece um roteiro de questões e uma videoaula para cada capítulo do livro didático.

Como tarefa domiciliar e com prazo determinado para a realização, os alunos acessam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e cumprem o roteiro, resolvendo exercícios e assistindo a videoaula para reforçar a aprendizagem.

São em média 150 videoaulas inseridas por bimestre, divididas entre todas as disciplinas, na plataforma digital, totalizando 600 por ano. Por bimestre, são cerca de 5 mil questões, também divididas entre as disciplinas.

Arrase no ENEM

São mais de 900 videoaulas de resoluções de questões do ENEM, separadas por disciplina e assunto. Além disso, é possível baixar os arquivos com as questões e os comentários do professor, realizados durante as videoaulas.

PROJETOS EXTRACLASSE

Projeto Leitura Extraclasse (livro adquirido separadamente)

O projeto tem como objetivo estimular nos alunos a prática da leitura e aproximá-los das obras literárias.
Os títulos que integram o projeto têm como base os seguintes critérios:

• Reconhecimento de clássicos da literatura brasileira e universal;
  • Diferentes gêneros literários;
  • Histórico de sucesso em adoções nas escolas de todo o Brasil.

Projeto Passeio Pedagógico / Aula de Campo

O projeto tem como objetivo viabilizar aos alunos o aprendizado de forma interativa e descontraída, e também, proporcionar uma experiência de desenvolvimento social através do convívio e interação nestas aulas de campo. Cada passeio possui um objetivo pedagógico explícito sendo realizado com a participação de professores e coordenadores do Colégio M3.

Projeto Olimpíadas do M3 (OliM3)

O projeto é composto por jogos em diversas modalidades entre as turmas e tem como objetivo estimular nos alunos a prática de atividades físicas, o trabalho em equipe, o aperfeiçoamento das relações sociais e do espírito de competição proativo.

Além destes, o Colégio M3 desenvolve com os professores outros projetos extracurriculares que são implementados em turmas específicas de acordo com o Ano/Série.