Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano)

OBJETIVO

O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

• desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

METODOLOGIA

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a metodologia consiste em instigar nos alunos a curiosidade e o prazer pelas descobertas, além de promover a aprendizagem das diferentes formas de sistematização das informações e dos temas trabalhados. Os conteúdos sistematizados estão relacionados às seguintes áreas de conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas.

HORÁRIO DAS AULAS

2ª a 6ª feira das 13h20min às 17h50min.

MATERIAL DIDÁTICO SISTEMATIZADO (NÃO INCLUÍDO NA ANUIDADE ESCOLAR)

O material impresso de cada ano está organizado em quatro volumes. O aluno recebe um livro anual de inglês e um livro por bimestre contendo as demais disciplinas. As disciplinas são organizadas em unidades, e estas, em capítulos.

Fichas de Atividades

Como recurso complementar, as fichas de atividades auxiliam na aprendizagem dos alunos por meio de atividades sistematizadoras do conteúdo trabalhado em cada capítulo do livro e são organizadas em blocos, com páginas destacáveis, ampliando as possibilidades pedagógicas.

Livros Digitais e Objetos de Aprendizagem Digital

Os alunos e responsáveis contam com uma versão digital dos livros, disponível para computadores, tablets e smartphones, na qual estão inseridos os objetos digitais. Esta versão digital permite visualizar animações, ampliar imagens, acompanhar slides e fixar o conteúdo por meio de diversos exercícios, tornando o aprendizado mais dinâmico.

Depois de baixados, os recursos podem ser utilizados off-line, não sendo necessária conexão à internet.

Na versão impressa, um ícone com o código RA (Realidade Aumentada) permite a visualização dos objetos digitais.

Roteiro de Estudos Digital

Disponibilizado somente para o 4º e 5º Anos e nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, esta ferramenta oferece um roteiro de questões e uma videoaula para cada capítulo do livro didático.

Como tarefa domiciliar e com prazo determinado para a realização, os alunos acessam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e cumprem o roteiro, resolvendo exercícios e assistindo a videoaula para reforçar a aprendizagem.

PROJETOS EXTRACLASSE

Projeto Leitura Extraclasse (livro adquirido separadamente)

O projeto tem como objetivo estimular nos alunos a prática da leitura e aproximá-los das obras literárias. Para isso, propõe a leitura de um livro impresso e, paralelamente, atividades interativas na Plataforma Digital Literária, onde os alunos do ensino Fundamental acessam vídeos que instigam a leitura, participam de Quiz e fazem questões digitais elaboradas sobre o contexto literário da obra.

Projeto Olimpíadas do M3 (OliM3)

O projeto é composto por jogos em diversas modalidades entre as turmas e tem como objetivo estimular nos alunos a prática de atividades físicas, o trabalho em equipe, o aperfeiçoamento das relações sociais e do espírito de competição proativo.

Além destes, o Colégio M3 desenvolve com os professores outros projetos extracurriculares que são implementados em turmas específicas de acordo com o Ano/Série.

FAIXA ETÁRIA

Segundo resolução CNE/CEB Nº 06/2010, para o 1º Ano, o aluno deverá ter 6 anos completos até 31 de março do ano de matrícula.