OBJETIVO

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil, tem como finalidade o desenvolvimento das potencialidades da criança, até seis anos de idade, visando seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e sociedade.

METODOLOGIA

É baseada nos princípios apresentados pelos documentos do MEC criados para a Educação Infantil e na concepção de ensino proposta por pesquisadores, como Célestin Freinet, Elvira Souza Lima, Jean Piaget, L. S. Vygotsky, Josette Jolibert, Walon, Jerome Bruner, Ausebel, entre outros.

As práticas pedagógicas se desenvolvem com base no eixo estruturante INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS. Os eixos de aprendizagem são: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Movimento; Artes Visuais; Música; Natureza e Sociedade; Identidade e Autonomia.

HORÁRIO DAS AULAS

2ª a 6ª feira das 13h20min às 17h40min

MATERIAL DIDÁTICO SISTEMATIZADO (NÃO INCLUÍDO NA ANUIDADE ESCOLAR)

A coleção da Educação Infantil apresenta o tema geral “Sou Criança” baseado nos elementos da natureza, garantindo as mais variadas possibilidades de explorações e vivências. O tema é dividido em quatro volumes, organizados em unidades temáticas.

O objetivo de se organizar a coleção em temas e unidades temáticas é fazer com que a criança saia do seu universo pessoal e perceba a diversidade que o mundo apresenta.

Cada aluno recebe uma pasta, no 1º bimestre, que deve ser utilizada ao longo do ano. Os livros para 2 e 3 anos apresentam o formato de prancha (paisagem) e os volumes para 4 e 5 anos têm formato retrato.

Dentro de cada livro, existem ícones que direcionam diversas atividades específicas que são desenvolvidas durante o curso do ano letivo.

PRÁTICA DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

Oferecemos aulas semanais de Educação Física com Professores especializados para crianças, já a partir do Maternal 1.

FAIXA ETÁRIA

O Colégio M3 atende alunos de Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade, no turno da tarde, em um ambiente afetivo que favorece as descobertas deste período.

Turmas Idades
Maternal I 2 anos completos até 31 de março do ano de matrícula
Maternal II 3 anos completos até 31 de março do ano de matrícula
1º Estágio 4 anos completos até 31 de março do ano de matrícula
2º Estágio 5 anos completos até 31 de março do ano de matrícula

Segundo resolução CNE/CEB Nº 06/2010

ESPAÇO FÍSICO

Possuímos um espaço físico arborizado e moderno, distribuído em salas de aula, pátio de recreação coberto, parque de areia com múltiplos brinquedos, quadra de esportes, salão de dança e de vídeo e Biblioteca.