Scroll Top

Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano)

OBJETIVO

O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

  • desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

METODOLOGIA

A metodologia consiste em instigar nos alunos a curiosidade e o prazer pelas descobertas, além de promover a aprendizagem das diferentes formas de sistematização das informações e dos temas trabalhados. Os conteúdos sistematizados estão relacionados às seguintes áreas de conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas.

HORÁRIO DAS AULAS

Unidade Alcântara – 2ª a 6ª feira – 6º e 7º Ano (13h20 às 18h) / 8º e 9º Ano (7h às 12h40).
Unidade Niterói – 2ª a 6ª feira – 6º e 7º Ano (7h às 11h50) / 8º e 9º Ano (7h às 12h40).
Unidade São Gonçalo – 2ª a 6ª feira – 6º e 7º Ano (13h20 às 18h) / 8º e 9º Ano (7h às 12h40).

SALA DE DÚVIDAS PRESENCIAL

Durante a semana os alunos dispõem de monitores nas principais disciplinas para esclarecer dúvidas sobre exercícios.

MATERIAL DIDÁTICO SISTEMATIZADO (NÃO INCLUÍDO NA ANUIDADE ESCOLAR)

O material impresso de cada série está organizado em quatro volumes. O aluno recebe por bimestre um livro contendo as disciplinas da Formação Geral Básica (FGB) e livros bimestrais ou anuais contendo as disciplinas dos Itinerários Formativos (IF).

As aberturas de capítulos, os conteúdos e as atividades apresentadas estão inseridos em um projeto gráfico e pedagógico com identidade definida, respeitando as necessidades de cada ano escolar.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Livros Digitais e Objetos de Aprendizagem Digital

Os alunos e responsáveis contam com uma versão digital dos livros, disponível para computadores, tablets e smartphones, na qual estão inseridos os objetos digitais. Esta versão digital permite visualizar animações, ampliar imagens, acompanhar slides e fixar o conteúdo por meio de diversos exercícios, tornando o aprendizado mais dinâmico.

Depois de baixados, os recursos podem ser utilizados off-line, não sendo necessária conexão à internet.

Na versão impressa, um ícone com o código RA (Realidade Aumentada) permite a visualização dos objetos digitais.

Roteiro de Estudos Digital

Esta ferramenta oferece um roteiro de questões e uma videoaula para cada capítulo do livro didático.

Como tarefa domiciliar e com prazo determinado para a realização, os alunos acessam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e cumprem o roteiro, resolvendo exercícios e assistindo a videoaula para reforçar a aprendizagem.

São em média 150 videoaulas inseridas por bimestre, divididas entre todas as disciplinas, na plataforma digital, totalizando 600 por ano. Por bimestre, são cerca de 5 mil questões, também divididas entre as disciplinas.

PROJETOS EXTRACLASSE

Projeto Leitura Extraclasse (livro adquirido separadamente)

O projeto tem como objetivo estimular nos alunos a prática da leitura e aproximá-los das obras literárias. Para isso, propõe a leitura de um livro impresso e, paralelamente, atividades interativas na Plataforma Digital Literária, onde os alunos do ensino Fundamental acessam vídeos que instigam a leitura, participam de Quiz e fazem questões digitais elaboradas sobre o contexto literário da obra.

Projeto Passeio Pedagógico / Aula de Campo

O projeto tem como objetivo viabilizar aos alunos o aprendizado de forma interativa e descontraída, e também, proporcionar uma experiência de desenvolvimento social através do convívio e interação nestas aulas de campo. Cada passeio possui um objetivo pedagógico explícito sendo realizado com a participação de professores e coordenadores do Colégio M3.

Projeto Olimpíadas do M3 (OliM3)

O projeto é composto por jogos em diversas modalidades entre as turmas e tem como objetivo estimular nos alunos a prática de atividades físicas, o trabalho em equipe, o aperfeiçoamento das relações sociais e do espírito de competição proativo.

Além destes, o Colégio M3 desenvolve com os professores outros projetos extracurriculares que são implementados em turmas específicas de acordo com o Ano/Série.