Normas Gerais de Funcionamento

Unidade Alcântara

CURSOHORÁRIOS
Educação Infantil (Maternal I e II, 1º e 2º Estágio)2ª a 6ª feira das 13h20min às 17h40min
Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano)2ª a 6ª feira das 13h20min às 17h50min
Ensino Fundamental II (6º e 7º Ano)2ª a 6ª feira das 13h20min às 18h
Ensino Fundamental II (8º e 9º Ano)2ª a 6ª feira das 7h às 12h40min
Ensino Médio (1ª a 2ª Séries)2ª a 6ª feira das 7h às 12h40min
Horários extras em contra-turno (uma tarde com aulas de Educação Física)
Ensino Médio (3ª Série Vestibular) Pré-Vestibular2ª a 6ª feira de 7h às 12h40min
Horários extras em contra-turno (uma tarde com aulas de Redação, Língua Estrangeira, Filosofia)
6ª feira (tarde) e/ou Sábados (manhã/tarde) - Simulados

Unidade Niterói

CURSOHORÁRIOS
Ensino Fundamental II (6º e 7º Ano) 2ª a 6ª feira de 7h às 11h50min
Ensino Fundamental II (8º e 9º Ano) 2ª a 6ª feira de 7h às 12h30min
Turma Colégio Naval e EPCAr (9º Ano / 1ª Série)2ª a 6ª feira de 7h10min às 15h45min
Sábado às 8h30min (Simulados)
Ensino Médio (1ª a 2ª Séries)2ª a 6ª feira das 7h às 12h40min
Horários extras em contra-turno (uma tarde com aulas de Educação Física)
Ensino Médio (3ª Série Vestibular)
Pré-Vestibular
2ª a 6ª feira de 7h às 12h40min
Horários extras em contra-turno (uma tarde com aulas de Redação, Língua Estrangeira, Filosofia)
6ª feira (tarde) e/ou Sábados (manhã/tarde) - Simulados

Unidade São Gonçalo

CURSOHORÁRIOS
Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) 2ª a 6ª feira das 13h20min às 17h50min
Ensino Fundamental II (6º e 7º Ano) 2ª a 6ª feira das 13h20min às 17h50min
Ensino Fundamental II (8º e 9º Ano) 2ª a 6ª feira de 7h às 12h40min
2ª a 6ª feira de 7h às 12h40min
Ensino Médio (1ª a 2ª Séries)2ª a 6ª feira das 7h às 12h40min
Horários extras em contra-turno (uma tarde com aulas de Educação Física)
Ensino Médio (3ª Série Vestibular)
Pré-Vestibular
2ª a 6ª feira de 7h às 12h40min
Horários extras em contra-turno (uma tarde com aulas de Redação, Língua Estrangeira, Filosofia)
6ª feira (tarde) e/ou Sábados (manhã/tarde) - Simulados

IDENTIDADE ESCOLAR

Através da identidade escolar, a recepção realiza o controle informatizado de acesso dos alunos, trazendo maior tranquilidade e segurança para pais e alunos. É obrigatória a apresentação, diariamente, da identidade escolar na Recepção da Escola.

ATRASOS

Com o objetivo de despertar maior responsabilidade no cumprimento de horários, toleramos 10 min de atraso para o início das atividades diárias.

Aqueles que ultrapassam esta tolerância aguardam o início da 2ª aula no Pátio da Escola. Chegando após o início da 2ª aula, o aluno não participa das atividades escolares do dia. O Responsável Pedagógico pode comunicar-se com a Coordenação no sentido de viabilizar o acesso do aluno, independente do horário, quando ocorrer alguma eventualidade impedindo o cumprimento desta norma.

FALTAS

Semanalmente a Recepção da Escola disponibiliza na área restrita do portal www.colegiom3.com.br os horários registrados no acesso dos alunos a Escola.

SAÍDAS ANTECIPADAS

Quando o aluno, por algum motivo, precisar sair da Escola antes do término de seu turno, o Responsável Pedagógico deverá comunicar-se com a Coordenação solicitando sua liberação.

UNIFORME ESCOLAR

O uso do uniforme escolar é obrigatório nas atividades pedagógicas previstas pela Direção Pedagógica e é composto por:

DIÁRIO

  • Camisa da escola sem alteração e no formato original (VENDIDA NO ATENDIMENTO);
  • Calça, bermuda (no joelho) ou saia (no joelho);
  • Calçado fechado (não é permitido o uso de chinelos, sandálias, tamancos ou similares);
  • Não é permitido o uso de bonés, gorros ou similares.

EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Camisa da escola sem alteração e no formato original (VENDIDA NO ATENDIMENTO);
  • Short azul escuro;
  • Meia cano alto;
  • Tênis sem trava (não é permitido o uso de chinelos, sandálias, tamancos ou similares);
  • Não é permitido o uso de bonés, gorros ou similares.

MEDICAMENTOS

O Colégio M3 não fornece medicamentos aos alunos, mesmo autorizado pelos responsáveis. Entretanto, o Colégio M3 ministra, conforme receita médica e orientação por escrito por parte dos pais e/ou responsáveis, remédio por eles encaminhado em caso de necessidade do aluno beneficiário.

Normas Disciplinares

SÃO DEVERES DOS ALUNOS:

  • Respeitar a autoridade da Direção, dos Professores e demais Funcionários da instituição de ensino, acatando suas decisões;
  • Tratar com urbanidade e respeito os demais alunos e terceiros;
  • Cumprir os horários divulgados pela instituição de ensino para as atividades escolares;
  • Apresentar-se na recepção, para as atividades escolares, devidamente uniformizado e com a identidade escolar;
  • Levar para a escola exclusivamente o material escolar;
  • Adotar a conduta disciplinar desejável pela instituição de ensino, conforme as disposições contratuais, regimentais e ou suplementares emanadas pelos profissionais da educação vinculados à escola, tendo em vista o bom andamento do serviço de educação escolar;
  • Realizar, no prazo fixado pelos professores e/ou profissionais da educação vinculados à instituição de ensino, as atividades escolares que lhe forem solicitadas.

É VEDADO AO ALUNO:

  • Ocupar-se, durante as aulas, com atividades estranhas às mesmas;
  • Praticar atos ofensivos à moral e aos bons costumes, assim como desrespeitar a orientação filosófica da instituição de ensino;
  • Promover, sem licença da Direção, qualquer tipo de campanha;
  • Participar de movimentos que resultem ausência coletiva às aulas ou qualquer atividade escolar, sem autorização da Direção;
  • Formar grupos que causem algazarra e distúrbios em qualquer dependência da instituição de ensino, bem como em suas imediações;
  • Participar da 1ª aula quando chegar atrasado em mais de dez minutos do horário previsto;
  • Participar das atividades escolares quando chegar depois do horário previsto para a 2ª aula;
  • Retirar-se da instituição de ensino durante as atividades escolares sem autorização prévia da Coordenação Pedagógica;
  • Utilizar qualquer equipamento de som ou gravador sem autorização prévia da Coordenação Pedagógica;
  • Beneficiar-se, durante a realização das avaliações, do uso de materiais de consulta do conteúdos programáticos e, também, de atitudes ilícitas;
  • Fazer uso de cigarro, entorpecentes ou qualquer espécie de bebida alcoólica nas dependências da instituição de ensino ou quando estiver em atividade de campo sob a responsabilidade desta;
  • Fazer uso de brincos, anéis, piercings ou qualquer outro objeto que nas aulas de educação física ou atividades similares possam colocar em risco a integridade física do aluno ou de terceiros;
  • Portar ou transportar, nas dependências da instituição de ensino ou quando estiver em atividade de campo sob a responsabilidade desta, objetos estranhos ao material escolar, tais como aparelhos eletrônicos, brinquedos, joias e outros bens de valor afetivo e/ou econômico, exceto se previamente autorizado por escrito pela instituição de ensino;
  • Portar ou transportar, nas dependências da instituição de ensino ou quando estiver em atividade de campo sob a responsabilidade desta, armas brancas e/ou de fogo, bem como drogas licitas ou ilícitas.