Proposta Pedagógica
Os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais assumem relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa do Colégio M3.
A instituição adequa a sua prática educativa às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade da comunidade, considerando os interesses e motivações dos alunos. Dessa forma, garante as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade no meio em que vivem.
Os fundamentos científicos capazes de desenvolver a curiosidade e o espírito investigador estão presentes nos componentes curriculares e atividades que constituem o conjunto de vivências do aluno.
Para que isso ocorra, o Colégio M3 se propõe a:
- despertar no aluno o interesse para os problemas imediatos do cotidiano, pela observação;
- provocar a curiosidade do aluno para que ele confronte situações-problemas numa dimensão espaço/tempo em que se realiza a educação da criança, do adolescente e do jovem;
- possibilitar a busca de conceitos por meio dos fundamentos da ciência e da tecnologia ao ressaltar valores universais de convivência e de desenvolvimento pessoal.
- organizar o conhecimento e desenvolver ensino e aprendizagem sistemáticos, pela mediação de códigos e linguagens consubstanciados na organização curricular;
- facilitar a aquisição de habilidades e competências com as quais o aluno se situe num mundo em constantes transformações, no exercício consciente da cidadania e como ser em construção.
Cabe destacar que competências cognitivas, afetivas, culturais e sociais estão presentes na implementação desta Proposta Pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento da pessoa e qualifiquem o jovem para a vida em sociedade.